Este blog foi criado com a ideia de guardar e disponibilizar as informações e experiências, adquiridas em minhas aventuras e conquistas de novas vias de escaladas.


sábado, 5 de março de 2011

Parede da Ostra




Localizada no distrito de Cantagalo, em Rio das Ostras - RJ, esta bela parede possui hoje mais de 30 vias de escalada esportiva de ótima qualidade. As primeiras conquistas ocorreram em meados de 2009, com a abertura da via ‘Tira Gosto’ pelos escaladores Fabrício Lofrano e o Fábio Coimbra ‘Gollum’. Conquistada de baixo, serviu como acesso para a abertura de novas vias, estas já conquistadas de cima e mantendo um padrão com o uso de parabolts de inox e das chapeletas Bonier. O setor se fortalece como a principal área de escalada esportiva da região, atraindo escaladores de toda a parte.

RELAÇÃO DAS VIAS

O setor Tira Gosto engloba todas as vias que possuem o mesmo acesso pela trilha da esquerda. As cinco primeiras vias possuem um grande teto a ser dominado com uma saída vertical e bem abrasiva e após a virada do teto, seguem com uma parede vertical intercalando alguns lances mais técnicos. A partir da Tira Gosto as vias se iniciam com uma rampa até o trecho vertical. Da via Presente Zen até a Não Pense que Acabou a rampa termina em um boulder para acessar a parede principal. 


1 - Sede de Pedra - 7c  20m ** 2011 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida.  Início em boulder vertical e abrasivo, dominando uma aderência e chegando no teto, que é o crux. Via com 7 proteções.

2 - Fogo na Babilônia - 7b  18m ** 2011 - Fabrício Lofrano, Frederico Almeida e Sérgio Santos. Início delicado e abrasivo até o pequeno diedro, possui uma virada de teto bem interessante. Via com 7 proteções.

3 - Quem não Deve não Treme - 7b  20m ** 2011 - Fabrício Lofrano, Frederico Almeida e Sérgio Santos. Início em agarrinhas abrasivas com um teto intimidador. Via com 7 proteções.

4 - Presente de Grego - 8b  15m * 2011 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida. Início técnico com uma virada de teto bem dura, dando o grau. Via com 6 proteções.

5 - Tá Rindo de Quê? - 7b  20m ** 2010 - Frederico Almeida e Sérgio Santos.
Possui uma saída vertical e técnica com o crux no domínio do teto, após a virada existe um grampo de 12mm e a via segue com lances em aderência. Via com 7 proteções.




6 - Tira Gosto - 7b 20m *** 2009 - Fabrício Lofrano e Fábio Coimbra.
Conquistada de baixo, foi a primeira via do setor. Via técnica até a quarta proteção, depois fica bem atlética, com passadas longas e final exposto. Via com 6 proteções.


7 - Dia de Chuva - IVsup E3 45m * 2012 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida.
Via com proteções móveis, começa na fenda horizontal abaixo da Tira Gosto e termina na gruta abaixo da Homem de Pedra. Recomendável a utilização da primeira chapa da Suicídio Inconsciente. A parada móvel deve ser montada para a segue do participante e pode ser feita para ambos os lados.

8 - Presente Zen - 7b 25m *** 2009 - Fabrício Lofrano e Fábio Coimbra.
Uma das vias mais bonitas do setor, bem atlética no estilo toca toca e com final pegando na resistência. Via com 7 proteções.

9 - O Esporro -  9? 30m * 2010 - Fábio Coimbra e Juliana Stutz. Via sem cadena, com um boulder inicial juntando força e técnica e com um crux bem definido e ainda não isolado. Vale a roubadinha para conhecer todos os movimentos. Via com 9 proteções.

10 - Projeto - Fabrício Lofrano. Via em conquista.

11 - Faixa de Gaza - 9a  30m *** 2012 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida.
Inicia em boulder dominando o platô e acessando a parede principal. Possui uma sequencia de regletes com lances dinâmicos, continua dominando um teto pra esquerda e termina em outro boulder pegando na resistência.

12 - O Berro - 8c 30m *** 2010 - Fabrício Lofrano e Fábio Coimbra.
Inicia com um boulder de 7a dominando um platô, depois um negativo bem atlético de 8b, a via continua em uma aderência técnica até chegar em mais dois negativos bem boulderísticos onde pode soltar o berro para mandar. Via com 11 proteções.

13 - Suicídio Inconsciente - 8b 30m *** 2010 - Fabrício Lofrano e Natália Falcão. Inicia com um boulder de 7b dominando um platô, depois um negativo bem atlético. Via com 12 proteções.

14 - Não Pense que Acabou - 7c  30m *** 2011 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida. Início bem técnico e forte, depois segue em pé e com muitos lances em aderência, mas não pense que a dificuldade acabou. Via com 13 proteções.

15 - Variante Acabou sem Pensar - 7a 13m ** 2012 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida. Boa opção para finalizar a via ‘Não Pense que Acabou’, pegando um pequeno diedro branco a esquerda. Via com seis proteções.

16 - Homem de Pedra - 8b 30m ** 2012 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida. Saída exigente que dá o grau da via, assegurando muitas fortes emoções ao escalador. Via com ?? proteções.

17 - Bernardo Collares - 8a  30m *** 2011 - Frederico Almeida e Sérgio Santos.
Via conquistada em janeiro de 2011, homenagem do CROMME ao eterno presidente da FEMERJ. Penúltima via do setor da esquerda, sendo o seu acesso no final da trilha. O início da via segue por uma rampa de IIIº até a parede vertical. Via com 12 proteções.

18 - Pérola Negra - 7b 30m ** 2010 - Frederico Almeida e Sérgio Santos.

Inicia ao lado da ‘Bernardo’, sendo que segue mais para direita até a parada dupla. Possui três lances duros, o primeiro logo na saída, seguindo por agarrões até a virada do negativo (2º Lance), segue em pé com lances longos. Via com 12 proteções.


19 - Cavaleiro das Trevas -  9b  60m *** 2010 - Fabrício Lofrano e Fábio Gollun. Via com início em uma aderência de 30 metros até a parada antes do negativo. O crux é bem explosivo finalizado com um bote aéreo irado! A via continua em uma sequência de agarras num vertical que ainda possui um lance delicado na penúltima proteção. Via com 12 proteções.

20 - Limite do Silêncio - 9a/b  30m ** 2013 - Fabrício Lofrano, Frederico Almeida e Sérgio Santos. Via exigente e de regletes abrasivos. Possui o início no mesmo rampão da Cavaleiros. Via com ?? proteções.

21 - O Enigma do Diedro - 9c 80m *** 2010 - Fabrício Lofrano e Fábio Gollun. Via bem central e a mais impressionante da parede, dividida em três partes, a primeira é um rampão de acesso a parada - IIIº, a segunda parte vai até o final do diedro - 7c, a terceira parte entra no negativão e segue até o final - 9c. Via com ?? Proteções.




22 - Projeto em Conquista - Fabrício Lofrano e Fábio Gollun.

23 - Entra e Chora - 9a  80m *** 2013 - Leonardo Amorim e CROMME
Inicia com um parede de 40m, positiva e com uma saída de IV. A segunda parte da via é um negativão até um platô confortável (7c) que também pode ser feito direto até o final da via. Atualmente com 9 proteções.

24 - Berzerker - 10?  15m 2011 - Fabrício Lofrano e Fábio Coimbra.
Via sem cadena. Via com 8 proteções.

25 - Frenesi - 10?  15m  2011 - Fabrício Lofrano e Fábio Coimbra.
Via sem cadena. Via com 7 proteções.

26 - Lista Negra - 10?  20m  2010 - Daniel Olho e
Fábio Coimbra.
Projeto em andamento. Atualmente com 5 proteções.

27 - Projeto - Fabrício Lofrano e Sérgio Santos
Projeto em andamento.

28 - Trem das Quatro - 7a 10m * 2010 - Frederico Almeida e Sérgio Santos.
Saída forte em aderência. Via com 5 proteções.

29 - Ziriguidum - 7a 15m * 2010 - Fabrício Lofrano, Frederico Almeida e Sérgio Santos.
Mesmo início que a via do Bombeiro, saindo para esquerda no início do diedro. Técnica e exigente. Via com 7 proteções.

30 - Bombeiro - VI 15m ** 2010 - Desconhecido
A via ‘Bombeiro’ já existia no local, sendo que as proteções eram em grampos ‘P’ com o olhal em chapa furada e soldada em tarugo de ½. Estes grampos estavam já bem enferrujados e com apenas dois dedos para dentro. Foram substituídos pelas chapeletas, tornando a escalada mais segura e limpa. Via com 6 proteções.

31 - Balacobaco - 7a  40m ** 2010 - Fabrício Lofrano e Frederico Almeida
Início em aderência e um pouco exposta, podendo melhorar a proteção com um camalot 0,75. Final atlético. Via com 9 proteções.

A parte central da parede é chamada de Setor do Enigma e começa com a via Cavaleiro das Trevas até a Lista Negra. O rampão inicial agora possui uns 30m.



Neste vídeo aparece o escalador Sergio Santos nas primeiras tentativas de encadenar a recém conquistada via "Bernardo Collares", uma pequena homenagem a esse grande escalador.
Poucas semana antes de ir para Chalten o Berna esteve aqui em Rio das Ostras para conhecer esse novo setor  de esportiva, escalou muitas vias fortes, estava empenhado com os treinos para Chalten. Gostou tanto das escaladas daqui que prometeu voltar depois das férias na Patagônia.

Se dedicou a árdua luta pela organização e evolução do esporte pois também tinha o dom das palavras, fez um excepcional trabalho a frente da FEMERJ, se tornou um exemplo a ser seguido.

Resolvemos dedicar esta bonita linha na Parede da Ostra com o nome do nosso eterno Presidente da FEMERJ.

COMO CHEGAR:
1- estando no distrito de Cantagalo, pegar a estrada de terra em direção ao Rancho da Pedra.
2- após passar em frente ao Rancho da Pedra, seguir por mais uns 300m até uma curva para direita bem em frente da pedra.
3- estacionar logo após a curva, no lado direito, e entrar pela tronqueira de arame.
4- seguir beirando a cerca até a matinha na base da pedra.
5- na matinha pegar a trilha para esquerda, subindo em zigzag.

Um comentário: